domingo, 1 de maio de 2011

Buriti Alegre -Goiás ..... Lago das Brisas .... Notícias


Comentários sobre o filme: O Saber e Sabor







Última atualização: 14/04/2011 03:37
Governo de Goiás libera R$ 23,3 milhões para construção de casas
Com a destinação de R$ 23,3 milhões para a construção de 5 mil 220 unidades habitacionais em 111 municípios este ano, o Governo de Goiás dá início à execução do programa de moradia do Estado para combater o déficit habitacional. A ordem de serviço para liberação dos recursos foi assinada pelo vice-governador e presidente da CELG, José Eliton, que representou o governador Marconi Perillo, o secretário de Cidades, Armando Vergílio, e o presidente da Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), Marcos Abrão Roriz. Também foi assinado convênio de cooperação técnica entre a AGEHAB e mais de 150 municípios para a elaboração dos Planos Municipais de Habitação (PMHIS). O presidente da Associação Goiana dos Municípios, Márcio Cecílio representou os prefeitos no ato de assinatura. A solenidade marcou a abertura da 6ª. Oficina de Capacitação para Elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), que continuará amanhã (15/4), durante todo o dia, na Área I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

O presidente da AGEHAB, Marcos Abrão Roriz, iniciou seu discurso dizendo que naquele momento estava sendo construído um novo capítulo na história da habitação no Estado. “É muito significativo para toda a equipe da AGEHAB que tenha sido escolhida justamente a abertura desta oficina de capacitação para o lançamento pelo Governo das 5 mil moradias para os municípios. Isso evidencia o espírito democrático, participativo e responsável do governo, de trabalhar em função de um só objetivo: promover o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado,e em parceria com as administrações municipais”, ressaltou. Segundo ele, com a liberação dos recursos, o Governo honra os convênios firmados no ano passado e que não foram contemplados.

Atualmente, a AGEHAB é responsável pela elaboração dos planos de Habitação de 31 municípios do Território da Cidadania e presta assistência a outros 120 municípios. Todas as prefeituras foram chamadas para renovar o convênio de cooperação técnica e foi aberta a oportunidade de adesão a todos os outros que ainda não recebiam essa colaboração. Destacou o presidente da AGEHAB foram propiciadas todas as alternativas possíveis para apoiar as administrações municipais na elaboração de seus planos.

O município que não tiver Plano de Habitação, nem criar o Fundo Municipal de Habitação e seu Conselho Gestor, inviabilizará o acesso a qualquer recurso federal para investir em moradia. “Não existe espaço para amadorismo na gestão pública. O que o Governo de Goiás tem feito é colocar toda a bagagem e experiência técnica da AGEHAB e Secretaria das Cidades a serviço das prefeituras para a qualificação da gestão do setor habitacional”, informou Marcos Abrão Roriz.

Já o vice-governador José Eliton declarou-se admirado com a participação maciça das prefeituras no evento. “Fico feliz ao ver que as bandeiras políticas foram baixadas em prol de um bem maior. Nosso compromisso é com o futuro, não com o passado. Nossa política é de Estado, não de partidos”, analisou. Ele ressaltou que o governo está dando continuidade aquilo que é importante, nesse caso, o planejamento. De acordo com José Eliton, há recursos federais disponíveis e grande parte dos municípios tem dificuldade de acessá-los por falta de conhecimento técnico. Ela ressaltou a importância da Oficina de Capacitação, que está preparando as equipes locais para acessar construir os planos de habitação e criar as condições legais para que os municípios recebam recursos para o setor.

Ao discursar, o secretário Armando Vergílio lembrou que o direito à habitação está previsto constitucionalmente. “É uma das grandes preocupações da atual gestão, pois a moradia garante dignidade às famílias”.

A 6ª. Oficina de Capacitação teve início logo após a abertura, com a apresentação do conteúdo do Produto 3 do PMHIS – Estratégias de Ação. Continua durante toda a tarde de hoje, na Área I da PUC-GO, na Praça Universitária, e amanhã (15/4), a partir das 8h.
Site www.agehab.go.gov.br

Um comentário:

  1. Neste espaço serão postadas notícias de reuniões, cursos com participação de representantes de Buriti Alegre.

    ResponderExcluir